Assinantes do Acre e mais 10 estados vão receber alertas de desastres via TV paga

Por Wanglézio Braga

Já entrou em vigor um dispositivo especialmente para TV que alertará os moradores do Acre, Distrito Federal e mais dez estados em caso de risco de desastres naturais. As mensagens da Defesa Civil que terá duração de 10 segundos e aparecerá na tela do televisor vão alertar a população em casos como deslizamentos de terra, enxurradas, vendavais, chuva de granizo e outros desastres naturais.    

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, não é preciso realizar um cadastro por parte dos assinantes junto as operadoras Claro (NET), NossaTV, Oi, Sky e Vivo, eles apenas terão a opção fechar a janela se desejar.

Além do Acre, estados como Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul também já são beneficiados. Na segunda quinzena desse mês, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe também vão passar a receber alertas.

ALERTA VIA SMS

Atualmente, a Defesa Civil envia dispositivos de alerta via SMS (Mensagem de celular) para diversas operadoras. Para quem ainda não tem o serviço é possível fazer o cadastramento através do número 40199 com CEP de interesse. Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pela Defesa Civil pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido. 

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. O serviço pode ser posteriormente cancelado sem custos, bastando enviar a mensagem CANCELAR para o mesmo número.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.