Zona Azul volta a funcionar, em Rio Branco, de forma educativa por uma semana

A partir de desta segunda-feira, 03, os estacionamentos rotativos do centro de Rio Branco voltam a funcionar. Durante toda a semana, as monitoras de estacionamento estarão trabalhando de forma educativa, sem notificações, orientando o condutor que a partir do dia 10 de agosto, quem utilizar a zona azul precisará efetuar o pagamento.

O rotativo foi suspenso em 20 de março, devido a pandemia do novo coronavírus e seu retorno acompanha a nova fase de flexibilização, que atualmente está no nível laranja, estabelecendo o relaxamento do isolamento social com a volta do comércio, que pode reabrir com 30% da sua capacidade de lotação.

Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o representante da empresa Serttel, Ângelo Máximo, informou que todos os parquímetros serão higienizados diariamente.

No entanto, ele destaca que o uso do aplicativo (Zona Azul Rio Branco) para a compra do ticket é mais prático em razão da pessoa utilizar seu próprio celular. “Além disso quem utiliza o aplicativo tem a vantagem do botão ATIVA-DESATIVA, que devolve em forma de crédito, o tempo que não foi utilizado pelo usuário’, explicou.

Ângelo relatou ainda que ao todo a empresa conta com dez monitoras de estacionamento. Durante o último final de semana, todas passaram por curso de capacitação e reciclagem, principalmente no que diz respeito a atendimento ao cliente.

“Importante destacar que o rotativo não tem como objetivo multar, mas foi estabelecido para democratizar os espaços destinados a estacionamento no centro de Rio Branco”, destacou Ângelo.

Os usuários podem entrar em contato com a Zona Azul pelo fone 4003-0584, para dúvidas e informações.

 

ASSESSORIA


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.