Governo coleta dados para obras de melhorias na AC-10

Agência de Notícias

A equipe do Setor de Topografia do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) realizou a coleta de dados planialtimétricos do relevo da Rodovia AC-10, que liga Rio Branco a Porto Acre.

De acordo com Bento Souza, chefe do setor, os dados serão utilizados na elaboração de um projeto que irá ao encontro de uma emenda parlamentar do senador Márcio Bittar.

A rodovia possui atualmente seis metros de largura e pode chegar, com a intervenção,  a sete, com mais um metro e meio de acostamento, alcançando assim o tamanho padrão.

O técnico afirmou ainda que “o trabalho está sendo feito com equipamento digital via satélite e analógico, para que as informações sejam cruzadas no laboratório do Deracre e não haja erros”.

Souza também relatou que a estrada foi pavimentada na gestão do governador Nabor Júnior, em 1984, e até agora vinha recebendo pequenas intervenções de reparo do pavimento asfáltico, que não condizem com as necessidades atuais.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.