Governo quer regularizar mais áreas no município de Tarauacá

A direção do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) está prestes a fechar mais uma parceria. Nesta sexta-feira, 1, representantes da instituição estiveram em Tarauacá para uma conversa com a gestão municipal.

A prefeita Marilete Vitorino pôde conhecer a Política Estadual de Regularização Fundiária implementada pelo governo do Acre, que já entregou quase dois mil títulos definitivos em três bairros do município.

“Com absoluta certeza, é uma grande parceria. As pessoas precisam ter essa garantia, e nós estamos para colaborar com o Estado. Os moradores querem investir, e certamente haverá grandes ganhos para a população”, disse Marilete.

Com o título em mãos, o cidadão tem acesso a varias linhas de crédito para habitação. Além disso, a economia do município é impulsionada pelas transações financeiras.

Em todo o estado, mais de 42 mil títulos definitivos já foram entregues. O governo pretende fechar 2018 com 60 mil documentos emitidos.

“Em Tarauacá, nossos técnicos já realizaram um trabalho anterior. O objetivo agora, com essa parceria, é regularizar áreas urbanas e rurais”, disse Nil Figueiredo, diretor-presidente do Iteracre.

Títulos entregues

Em Tarauacá, quase dois mil títulos definitivos de propriedade já foram entregues aos moradores dos bairros Centro, Copacabana e Triângulo.

Um dos beneficiados foi o comerciante Carlos Antonio Prado, que mora há mais de 30 anos no mesmo local. Segundo ele, é uma segurança que os moradores do município precisavam ter.

“Nós esperamos muito tempo, e hoje temos o título definitivo. O governo olhou para a gente com um carinho especial. Espero que todos aqui tenham a alegria de um dia possuir o título em mãos”, disse Prado.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.