OCA Rio Branco já realizou mais de 32 mil atendimentos online durante a pandemia

A Central de Serviço Público de Rio Branco (OCA) mantém canais alternativos de atendimento ao cidadão durante o período da pandemia do novo coronavírus. Desde março, já foram realizados mais de 32 mil atendimentos entre serviços e informações.

Diversos canais de atendimento estão ao alcance dos usuários. São eles: telefone 3215-2400, de segunda a sexta das 8 às 14 horas; Facebook, com interação via bate-papo (https://web.facebook.com/OCA.centrosdeatendimento/) e no Instagram no endereço @oca_acre. Por meio destes, o cidadão pode consultar serviços e receber orientações para solicitar em meio eletrônico ou direcionamento para o órgão parceiro.

“Mantivemos o atendimento e estamos elaborando um plano de contingência para o retorno do trabalho presencial. Instalamos uma barreira física entre os servidores e os usuários, os servidores terão que usar equipamentos de proteção e todos os ambientes serão higienizados periodicamente”, destacou o secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Gestão dentre os serviços mais procurados estão a entrega de carteira de identidade, da carteira de visitante do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), regularização de CPF e renovação de Carteira Nacional de Habilitação.

No site gsp.ac.gov.br, os usuários podem acessar o detalhamento de cada serviço oferecido pelos parceiros que atendem na OCA, como por exemplo, prefeitura, Tribunal Regional Eleitoral, Energia, entre outros.

“Pedimos às pessoas que evitem a busca por serviços de forma presencial. Deem preferência aos que estão disponíveis em sites ou aplicativos, pois ficar em casa ainda tem sido a maneira mais eficiente de prevenção contra o coronavírus”, enfatizou a diretora de Organização em Centros de Atendimento, Francisca Brito.

 

Agência


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.