Com queda no índice de isolamento social e aumento de novos casos, todo o Acre permanece na fase vermelha da pandemia

Por Marcelina Freire

O comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 divulgou na manhã desta segunda-feira, 01, a 19° avaliação da classificação de risco da pandemia de covid-19. Segundo o comitê todas as regionais do Acre permanecem na fase de emergência, representada pela bandeira vermelha.

Os dados apresentados hoje é referente ao período de 14 a 27 de fevereiro. 

A classificação da pandemia considera 4 níveis de risco preconizados pelo Pacto Acre sem Covid. Em todas as regionais os indicadores que fizeram com que o estado permaneça na fase de emergência, foram; o aumento de notificações de novos casos, redução do isolamento social,  e taxa de ocupação de leitos clínicos e de Tratamento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A regional do Alto Acre apresenta uma queda de 9% no índice de isolamento. Já no Baixo Acre  situação é um pouco pior, a queda foi de 11% e a região do Juruá/Tarauacá/Envira também apresentou redução no índice de isolamento social. 

Além disso, todas as regionais continuam apresentando uma curva elevada no número de novos casos da doença. De acordo com o Comitê, isso indica que nos próximos dias, haja seja uma tendência de piora no aumento de notificações de novos casos de Covid-19.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.