Professora da Ufac lança livros no Café Cultural da SBPC

A professora Simone de Souza Lima, pesquisadora do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) da Universidade Federal do Acre (Ufac), lança os seus dois livros mais recentes na 66ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na próxima semana, de 22 a 27 de julho, no campus da instituição acreana. Os lançamentos estão marcados para as 16h do dia 23, no Café Cultural da Expotec.

O primeiro dos livros que serão lançados por Simone Lima, com prefácio de Marli Fantini, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e apresentação de Francisco de Moura Pinheiro, jornalista da Ufac, tem como título Amazônia Babel ??? Línguas, ficção, margens, nomadismos e resíduos utópicos. Um texto originalmente escrito como trabalho final do pós-doutorado da autora, realizado em 2010 na UFMG.

O segundo livro objeto do lançamento do dia 23 é fruto de parceria com a professora Luciana Marino do Nascimento. Sob o título Caleidoscópios da cultura brasileira, o livro reúne 12 artigos de pesquisadores de várias universidades do país. Simone Lima, além de organizadora, participa do volume com o artigo "Amazônia misteriosa ??? Cidade & monstruosidades".

Simone de Souza Lima, que faz parte como pesquisadora do Grupo Amazônico de Estudos de Linguagem (Gael) e do Núcleo de Pesquisa Contemporânea (NUPECC), chega à sua sétima publicação em livro, dentre os quais se pode citar "A literatura da Amazônia e suas fronteiras ??? Ficção e história na obra de Márcio Souza" e "Carnavalização e sátira na Amazônia de Galvez ??? Estudo de hibridização cultural".

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.