Parque de Exposições: Secretarias de Juventude e Saúde utilizam a arte como forma de sensibilizar jovens no combate a doenças sexualmente transmissíveis


Aproveitando o espaço da Expoacre, por onde devem passar cerca de 300 mil pessoas, as secretarias Municipais de Saúde e da Juventude de Rio Branco, desenvolvem ações de prevenção e combate ás doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, no Parque de Exposições. Além da distribuição de preservativos, a aposta é também na arte como forma de sensibilizar para a prevenção: 14 atores apresentam a peça teatral “Saúde e Prevenção”, quer destaca a importância do uso do preservativo para prevenir doenças e evitar a gravidez na adolescência.
Além das apresentações no stand da Prefeitura de Rio Branco, a peça teatral também é encenada em vários pontos do Parque de Exposições. A secretária de Saúde, Marcilene Alexandrina, ressalta que o teatro é uma forma lúdica e educativa “e chega aos jovens de uma forma muito natural. É importante eles terem claro que o uso da camisinha é muito importante para a vida deles”.
As apresentações vêm mobilizam o público jovem que vai ao Parque de Exposições. A cada apresentação, segundo a secretária Adjunta de Juventude, Temyllis Silva, a peça é vista por cerca de 100 pessoas e são feitas várias encenações a cada noite. A Peça “Saúde e Prevenção” é encenada por atores da Organização Saúde e Prevenção no Barão (SBP).
Clarita Mendes, de 23 anos, que assistiu à peça diz que achou a apresentação muito educativa. “Eles tratam de assuntos sérios com graça e criatividade, por isso chama a atenção da gente”. 
Temyllis Silva, titular da secretaria da Juventude, relata que a peça já e encenada em escolas e outros locais de Rio Branco onde há a presença de jovens. O objetivo é alcançar o maior número possível de jovens com a mensagem da prevenção.   


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.