Depressão e AVC: o estado de saúde de Stenio Garcia após afastamento da TV

Stenio Garcia, de 90 anos, está enfrentando um dos momentos mais difíceis da sua vida desde que começou na dramaturgia. São 60 anos de carreira, sempre emendando um trabalho atrás do outro. Após ter sido colocado na ‘geladeira’ da TV Globo, o ator vem enfrentando depressão. Um AVC (Acidente Vascular Cerebral) também está na ‘conta’.

O veterano foi entrevistado pela coluna Splash, do UOL, e à equipe fez um desabafo. “Sinto falta de atuar, O trabalho é o que me sustenta. É muito difícil ficar longe da TV.É um esquecimento, é igual a morte”, revelou.

E seguiu. “Tudo o que conheço é o meu trabalho de ator, é a utilização do meu corpo, da minha voz, da minha emoção para representar o homem brasileiro, é o meu universo”, emendou.

Marilene Saade, mulher do ator, presente na entrevista, deu mais detalhes e contou como o fato de estar na ‘geladeira’ afetou a saúde do marido.

“Eu vi ele ter depressão, vômitos, internações. Não trabalhar para ele é a morte. Nos sete anos em que ele esteve na [geladeira da] Globo, ele ficou doente sem ter doença alguma. Ele vomitava, a gente achava que estava infartando e ia ao hospital… Num desses vômitos, foi um AVC, só que não afetou nada. Não se sabe quando ele teve o AVC”, contou.

Sabendo que os exames de saúde não apontam nenhuma doença, Marilene acredita que todos essas questões estejam ligadas a um fundo emocional. “Foi justamente nesse período em que ele ficou sem atuar. A geladeira foi grave”, concluiu ela.

STENIO GARCIA ESTÁ COM INFLAMAÇÃO NO PULMÃO

Em setembro deste ano, Stenio Garcia foi diagnosticado com a covid-19 e  apresentou uma inflamação no pulmão. Na ocasião, Marilene Saade comentou a não evolução do estado de saúde ao repetir os exames da doença.

“Stenio tem dez dias de sintomas e nove dias que positivou e também continua positivo e com inflamação no pulmão vista ontem em tomografia no hospital”, explicou via Instagram. “Segundo diziam, durava só uma semana e aqui estamos ainda infectados”, lamentou. 

Mari, que também está infectada com o vírus, falou sobre seu estado de saúde. “Já tenho nove dias de sintomas e sete de quando positivei e continuo testando positivo. Disseram que ia embora em sete dias, mas não foi. O que é isso, meu Deus?”, continuou. 

“Eu só estou aqui porque tem muita gente querendo saber como está o meu amor, o Stenio Garcia, mas ele não quer aparecer agora já que como eu ele está muito abatido e com a respiração cansada, enfim, estamos com sintomas bem pesados mesmo com as quatro doses da vacina”, disse a atriz.

“Agradeço a todas as orações que vocês estão fazendo para ele e peço que continuem porque o vírus chegou aqui como um tsunami e inclusive em mim além dos sintomas já conhecidos estou tendo dores como se eu tivesse a doença fibromialgia. Fico pensando como seria para nós se não tivéssemos tomado as quatro doses das vacinas?”, analisou ela.

“Pelo que estamos passando a nossa conclusão é que esse vírus é terrível e não tem nada de brincadeira não. Eu gostaria de saber também como podemos fazer para que nossos casos sejam notificações porque a maioria das pessoas estão descobrindo

 

[O Fuxico]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.