Gênesis sofre surto de Covid-19 e Record ignora protocolos

A Record decidiu retomar as gravações de Gênesis, paralisadas há uma semana por conta da pandemia, na próxima segunda-feira (12). Com a ordem, a emissora ignora seus próprios protocolos contra o coronavírus SARS-CoV-2. Com exclusividade, o NaTelinha teve acesso ao um documento distribuído ao elenco que informa que quando o Rio de Janeiro estiver em fase vermelha, as filmagens seriam suspensas. O estado está na fase roxa, acima da vermelha. Nos bastidores, o elenco está sofrendo um surto de Covid-19. Nos últimos dias, ao menos oito atores foram diagnósticas positivos. O clima é de revolta e medo. Na última semana, a Record testou o elenco de Gênesis para recomeçar as gravações da da novela, mas isentou do protocolo a equipe de produção da trama. Entre os atores, está ocorrendo um surto e pelos menos oito contraíram a Covid-19. Os profissionais foram afastados das filmagens e suas cenas foram reagendadas. O NaTelinha apurou que na semana que a Record optou em paralisar as gravações de Gênesis, ocorrida no dia 31 de março, um ator testou positivo dois dias após filmar cenas de beijos e contracenar com colegas que pertencem ao grupo de risco, acima de 60 anos, e ainda não vacinados. [Na telinha]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.