Roberto Justus afirma que passará por quimioterapia preventiva após descoberta de câncer de bexiga

Roberto Justus afirmou, através de um vídeo no Instagram, que passará por sessões de quimioterapia preventiva após descobrir um câncer de bexiga.

O apresentador e empresário de 67 anos contou que descobriu a doença durante um exame de rotina e que foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um cisto.

"Vim dividir com vocês um assunto pessoal, mas que acho importante contar pra vocês, até porque, na minha visão, pode ajudar muita gente. Quem me conhece sabe que sou super regrado, que sou uma pessoa que se cuida demais. Nunca tive nenhum vicio, nunca fumei cigarro, não bebo álcool, etc., mas mesmo assim estou sujeito a ter qualquer tipo de coisa, obviamente, que qualquer um pode ter", começou Justus.

"Durante um check-up que faço rigorosamente em dia, todos os anos, eu descobri um divertículo em cima da bexiga, pra quem quer entender melhor, talvez um cisto, que tinha uma coisa sólida dentro", contou o apresentador, que foi aconselhado pelo médico a fazer a cirurgia para descobrir se o cisto era maligno.

"Operamos, abrimos e descobrimos que era mesmo, então eu tinha um câncer de bexiga invasivo, só que foi tirado em tempo. Em peguei no exame. Quando trata o assunto precocemente, o câncer não é uma sentença de morte pra ninguém", afirmou.

"Façam check-up regular, principalmente aqueles que já passaram dos 40 anos de idade. Essa força física que eu tenho, essa determinação, vão ser muito importantes aliados pra mim, pra me livrar de vez desse problema."

Justus afirmou ainda que passará por um tratamento preventivo e disse não se importar com os possíveis efeitos colaterais, como a queda de cabelo. "Prioridade é buscar minha saúde e garantir que tenha muito tempo ao lado da minha família."

"Vou fazer tratamento preventivo pra evitar que alguma célula tenha escapado pro meu organismo. Fiz PET scam ontem que é um exame geral, não tem nada, estou limpo, porém pode ter escapado, pode escapar do exame, então vou fazer uma quimioterapia preventiva durante 12 semanas, apenas 8 sessões. É importante pra eliminar qualquer risco e poder garantir uma cura duradoura."

 

[G1]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.