Roberto Carlos recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19

Estadão

Nesta segunda-feira, 1º, Roberto Carlos recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, no Rio de Janeiro. O cantor de 79 anos dirigiu até um drive-thru de vacinação na Zona Sul da capital fluminense.

“Todo mundo tem que vacinar, deve vacinar. Isso é importante. Vacina sim”, disse Roberto Carlos à reportagem do Jornal Nacional.

A imunização para pessoas de 79 anos ou mais vai de segunda até quarta-feira, 3, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a prefeitura, até a sexta-feira, 26, mais de 300 mil pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus no município e 80 mil receberam a segunda dose.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.