O japonês Naohisa Takato sempre lembrará do Mundial de Chelyabinks, na Rússia, quando olhas no espelho. E não só porque foi lá que sua invencibilidade de dois anos e meio no judô acabou. Ele foi o protagonista da cena mais inusitada do primeiro dia da competição.
Olhe só a foto aí em cima: percebeu que está faltando um dos dentes da frente? O espaço vago no sorriso foi criado logo em sua estreia, contra o búlgaro Yanislav Gerchev: na segunda vez em que aplicou um golpe, ao cair, bateu sua boca no joelho do rival. O juiz parou a luta e, então, o japonês mostrou o dente quebrado, que tinha caído no quimono de Gerchev.
Takato venceu o búlgaro e ainda chegou até a semifinal do torneio, sempre com o sorriso quebrado. Ele, porém, ficou com a medalha de bronze. Na semifinal, foi surpreendido pelo dono da casa Beslan Mudranov, que terminou com a medalha de prata dos ligeiros (60kg) – o campeão foi o mongol Boldbaatar Ganbat.
A vitória do russo, que já tinha eliminado o brasileiro Eric Takabatake nas oitavas de final, foi inesperada: o japonês chegou ao torneio russo como campeão mundial, líder do ranking e invicto no circuito mundial desde 2012.
Mas, se Takato decepcionou, a outra japonesa que lutou no primeiro dia do Mundial da Rússia mostrou a força dos inventores do esporte. Com apenas 19 anos, ela conquistou o título com autoridade, eliminando a mongol Urantsetseg Munkhbat, que defendia o título mundial, além da russa Alesya Kuznetsova e da cubana Maria Celia Laborde. Na final, ela superou a argentina Paula Pareto, medalhista olímpica de 2008.
Fonte: Esporte Uol