O MOVE Brasil é uma campanha para promover a prática de esportes e atividades físicas e aumentar o número de brasileiros praticantes até 2016, com a colaboração de instituições, empresas e pessoas. Criado em 2012, o MOVE Brasil tem o intuito de ser um diferencial entre outras ações do gênero, pois se trata de uma campanha aberta, de engajamento simples, com objetivo de formar uma rede de parceiros para difundir a mensagem e gerar ações.
Os parceiros são chamados de “Movedores” e devem desempenhar um papel de suma importância no desenvolvimento da campanha e alcance de suas metas, promovendo em diversas cidades a prática de esportes e atividades físicas, em variados espaços.
São Movedores até o momento, instituições como: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pelo Brasil, a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA), Instituto DBike Brasil, CEV (Centro Esportivo Virtual), Lar de Maria, ACAD (Associação Brasileira de Academias), Confef (Conselho Federal de Educação Física), Pelado Real, Movimental Pilates, ACADEbio (Academia Nacional da Biodiversidade), HealthUnlocked e CONFEF (Conselho Federal de Educação Física).
O Sesc tem o compromisso de manter a Secretaria Executiva Move Brasil, por conta de sua experiência de anos de atuação em campanhas de Esportes para Todos e ser uma instituição de abrangência nacional.
Para se tornar um Movedor é necessário cumprir três passos: identificar-se com a causa, assumir compromissos e participar ativamente da Semana MOVE Brasil, que neste ano ocorre entre os dias 21 e 28 de setembro. O MOVE Brasil pretende aproximar empresas, ONGs e projetos que queiram se tornar Movedores, lembrando que cada Movedor deve investir com recursos próprios, de acordo com suas condições.
Pesquisa encomendada pelo MOVE Brasil mostra que 72% dos brasileiros são sedentários
Para diagnosticar a realidade atual dessas práticas em todo o país, o Instituto Ipsos ouviu, entre os dias 17 e 29 de agosto de 2013, mil pessoas de 70 cidades brasileiras, sendo nove delas metropolitanas. Os resultados da pesquisa apontam que mais da metade do total dos entrevistados (72%) são considerados sedentários, sendo que 58% declararam nunca praticar esportes e atividades físicas. Atualmente o índice de pessoas que declaram não praticar, numa comparação entre homens e mulheres, atinge a marca de 71% para o sexo feminino e 43% para o sexo masculino.