Campeonato Carioca: Fluminense e Vasco jogam clássico em Volta Redonda

Agência Brasil

Em razão das restrições sanitárias por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na cidade do Rio de Janeiro, o Maracanã não será o costumeiro palco do clássico Fluminense e Vasco. A partida vai acontecer nesta terça-feira (30) no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. As duas equipes vêm de tropeços no Campeonato Carioca e tentam se reabilitar nesta sétima rodada de um total de onze para definir os semifinalistas da competição.  A Rádio Nacional transmite a partida a partir das 21h (horário de Brasília).

“Será um grande jogo, praticamente um divisor de águas”, aposta o meio campista tricolor Martinelli, acreditando que o vencedor vai ser decidido por detalhes. O Jogador de 19 anos lembrou que o Vasco é um time em reconstrução e disse que o Flu não vai repetir os mesmos erros na derrota por 3 a 2 para o Volta Redonda em Bacaxá. “Vamos ter uma postura diferente, explorar nosso lado forte, nos impor e tentar sair com um resultado positivo”.

Pelo lado vascaíno, a ordem é superar a vitória que escapou diante do Madureira. Após estar ganhando por 2 a 0 no placar, o Cruz-Maltino cedeu o empate para o Tricolor Suburbano, levando dois gols em menos de cinco minutos em lances de bola parada. “A gente se descontrolou. Fica a boa performance e vamos seguir evoluindo”, analisa o treinador Marcelo Cabo, que já ganhou cinco reforços para a temporada. O último deles apresentado nesta segunda (29): Morato. O atacante de 28 anos, assim como Léo Jabá, ainda precisa ser preparar fisicamente e ainda não entra em campo. Contundido, o recém-contratado zagueiro Ernando também deve ficar de fora. Diferentemente do lateral Zeca e do meia Marquinhos Gabriel que já estrearam com a camisa vascaína, marcaram gols e provavelmente vão estar entre os 11 titulares.

Com seis pontos, o Vasco ocupa a oitava colocação da tabela. Já o Fluminense soma 9 pontos na quinta posição do campeonato. “É um clássico de muita tradição e os dois times passam por um momento de transição”, avalia Waldir Luiz, que vai estar nos comentários da Rádio Nacional ao lado de André Luiz Mendes (Narração) e Bruno Mendes (Plantão). “A tendência é ser empate, mas arriscar qualquer prognóstico é muito difícil. Não há favoritos, porquê nestas ocasiões os times se superam”.

Há 16 anos...

Esta é a segunda vez que tricolores e vascaínos duelam em Volta Redonda. No Campeonato Brasileiro de 2005, com o Maracanã fechado para obras, o Fluminense levou o jogo para o Raulino e venceu por 3 a 2.  


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.