Narrador que menosprezou COVID-19 morre vítima da doença

Um dos principais narradores esportivos da Nicaraguá, José Francisco 'Pepe' Ruiz, morreu na última terça-feira vitima da Covid-19. O jornalista, que tinha problemas pulmonares, causou polêmica no inicio da pandemia ao menosprezar a COVID-19 e afirmar que a doença era de 'maricas'.

- Esse vírus é maricas, assim como os opositores (do governo). Veja como é um maricas que se mata com espuma de sabão. Está funcionando para o que o criaram: eliminar os velhos, porque gastam muito e são muitos. A guerra foi contra os velhos, esse vírus é para os velhos - disse o narrador

Publicidade

Pepe Ruiz chegou a divulgar Fake News ao afirmar que um amigo conseguiu se curar da doença fazendo gargarejo três vezes ao dia com sal, limão, água quente e eucalipto.

 

Lance!


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.