Meninas do Brasil vencem Áustria na estreia, mas perdem da França no Mundial de Basquete 3x3

A seleção brasileira feminina de basquete 3x3 estreou nesta quarta-feira (22) na Copa do Mundo da modalidade, em Antuérpia, na Bélgica. Com dois jogos quase em sequência, a equipe verde e amarela venceu a Áustria por 16 a 14, mas acabou derrotada pela favorita França por 22 a 11. Com isso, o Brasil ocupa a terceira posição no Grupo B do torneio, atrás apenas dos invictos EUA e França. Nova Zelândia e Áustria completam a chave. Apenas o primeiro colocado avança direto para as quartas de final, e o segundo e terceiro se classificam para as oitavas de final da competição.

A seleção brasileira começou muito bem e logo abriu 6 a 2 no placar. A Áustria encostou e diminuiu a desvantagem para 6 a 5. Com uma defesa forte, mas muito faltosa, a equipe verde e amarela já tinha 5 infrações com 5 minutos restantes no cronômetro. As europeias se aproveitaram disso e chegaram ao empate em 8 a 8, virando para 11 a 10 em pouco tempo.

O Brasil conseguiu virar para 12 a 11 e, quando a partida estava empatada, Vitória converteu dois arremessos livres para dar dois pontos de vantagem no placar. Faltando 2 segundos para o fim, a Áustria teve a chance de virar com 2 lances livres, mas só converteu 1. Com o 14 a 14 no placar, a partida foi para a prorrogação em morte súbita, ou seja, quem abrisse 2 pontos de vantagem, ganharia o jogo. Gabi marcou foi perfeita no ataque e no rebote e fechou em 16 a 14.

Ao contrário da estreia, em que o equilíbrio permaneceu até o fim, a partida contra a França foi um passeio das europeias. O Brasil esteve atrás do placar desde o início e, talvez, até mesmo pelo desgaste da primeira partida na Copa do Mundo, não conseguiu manter o mesmo ritmo na defesa. Assim, o cronômetro sequer chegou ao fim quando a França passou dos 21 pontos e fechou em 22 a 11. A seleção brasileira feminina volta à quadra na Bélgica na sexta-feira (24) para enfrentar os Estados Unidos e a Nova Zelândia.

 

[GE]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.