Espanha pede que Djokovic dê exemplo e tome vacina contra a covid-19

O astro do tênis Novak Djokovic deveria dar o exemplo e se vacinar contra a covid-19, afirmou a porta-voz do governo espanhol, Isabel Rodríguez, nesta terça-feira (18), ao ser perguntada se ele teria autorização para competir na Espanha, onde a vacinação não é obrigatória.  O número um do mundo foi deportado da Austrália no domingo (16) antes do início do Aberto da Austrália, após entrar no país com uma dispensa médica como justificativa para não tomar o imunizante. 

Embora a vacinação não seja obrigatória na Espanha, a taxa de vacinação é uma das maiores na Europa. 

Djokovic viaja com frequência à Espanha, onde possui uma casa na cidade de Marbella, no sul do país. Ele passou alguns dias lá no final de dezembro e início de janeiro, e imagens de vídeo o mostraram treinando por lá.  As atuais regras espanholas exigem que as pessoas apresentem um certificado de vacinação, ou um teste negativo PCR ou um certificado de recuperação da Covid-19 para adentrar o país, portanto Djokovic deve poder competir no Aberto Mutua de Madri entre 26 de abril e 8 de maio. Ele testou positivo para a Covid-19 em dezembro.  Madri não impôs regras específicas relacionadas ao coronavírus para a participação em eventos esportivos. 

[Agência Brasil]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.