Chapecoense e Avaí já podem ser rebaixados na próxima roda

Os clubes catarinenses não tem nada o que comemorar no Campeonato Brasileiro de 2019. Chapecoense e Avaí já podem ser rebaixados na 34ª rodada da competição. O Verdão do Oeste soma 22 pontos, na 19ª posição, enquanto o Leão amarga a lanterna, com apenas 17 pontuados. Eles não somam nem 10 vitórias juntos, sendo quatro para o Índio Condá e três para os rivais.

Começando pela Chapecoense, o rebaixamento só pode acontecer no domingo em caso de derrota para o Ceará. Depois disso, dependeria do resultado de Botafogo, Cruzeiro e Fluminense. Se os times cariocas e mineiro somarem na rodada, a Chape está matematicamente na Série B pela primeira vez em sua história no Campeonato Brasileiro.

Desde 2014, quando chegou à Primeira Divisão, a Chapecoense nunca se viu em uma situação tão complicada. De lá para cá, teve participação da Copa Libertadores e Sul-Americana.

A esperança da permanência é apenas um empate. Com o resultado, chegaria a 23 pontos, com possibilidade de alcançar 38. O Ceará, adversário de domingo, chegaria a 37 pontos e ficaria ao alcance do Verdão.

A situação do Avaí é ainda mais complicada. A equipe comandada por Evando pode entrar em campo já com a queda. Caso o Fluminense vença o Atlético-MG, no Maracanã, o Leão estará rebaixado. Se confirmar o cenário, o Tricolor atingirá 37 pontos, empurrando o Cruzeiro (com 35) à zona e fazendo o Ceará (com 36) ser o primeiro fora do Z4.

Para tentar reverter panorama, terá que vencer os seis jogos que restam, começando pelo Cruzeiro, às 20h, na segunda-feira, no Mineirão. Em sequência terá: Chapecoense (casa), Corinthians (fora), Fluminense (casa), Flamengo (fora) e Athletico (casa). Os duelos diretos aumentam ainda mais o drama.

 

 

Lance


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.