Charles do Bronx, oficialmente, é hoje o desafiante número 1 da divisão peso-leve (70,3 kg), que atualmente não tem um campeão. Na prática, e para todo o mundo, o cinturão é do brasileiro, que ficou sem ele por não tem batido o peso por 200g para enfrentar Justin Gaethje no último sábado, quando finalizou o americano no primeiro round no UFC 274. Com isso, mesmo sem o cinturão, Do Bronx galgou um degrau importante no ranking peso-por-peso da organização, onde saiu de quinto para o quarto lugar.
Com a movimentação na lista que engloba todos os lutadores homens do UFC, Charles do Bronx só aparece atrás do nigeriano Kamaru Usman (#1), campeão meio-médio (até 77,1kg); do australiano Alexander Volkanovski (#2), campeão dos galos (até 61,2kg); e do nigeriano Israel Adesanya (#3), campeão dos médios (até 83,9kg).
O Brasil ainda tem na lista Glover Teixeira (#8), campeão meio-pesado (93kg), e Deiveson Figueiredo (#11), campeão dos moscas (até 56,7kg). Entre as mulheres, Amanda Nunes é a #2; Jéssica Bate-Estaca a #7; Marina Rodriguez a #9; e Mackenzie Dern é a #12.
Na categoria dos leves, com o cinturão vago empurrou a lista de desafiantes para baixo, já que Charles do Bronx é agora oficialmente o número 1 da lista, e não mais campeão. Assim, praticamente empurrou toda a lista para baixo, o que fez o brasileiro Diego Ferreira sair da 15ª colocação.
[Globo.com]