Prefeitura de Rio Branco lança Plano de Contingência 2016

O prefeito Marcus Alexandre lançou nesta terça-feira, 19, o Plano de Contingência para hipótese de enchentes/inundações na cidade de Rio Branco em 2016. O lançamento aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiro, Exército Brasileiro, Força Nacional, e da sociedade civil.

 

Com base em dados coletados ao longo dos últimos 11 anos, o documento propõe procedimentos que podem contribuir para minimizar impactos eventualmente causados pela cheia do Rio Acre.

 

Além de trazer dados fornecidos pelo monitoramento do rio, o Plano permite visualizar locais atingidos, famílias afetadas, ações realizadas.

 

A apresentação foi feita pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil, Cel George Santos. Ao detalhar o Plano, o coordenador da Defesa Civil expôs fotos e dados da maior enchente já registrada, quando, em 2015, o nível do Rio Are atingiu a cota de 18,40 metros. Naquele momento as águas alagaram 53 bairros, 900 ruas, desalojando ou desabrigando mais de cem mil pessoas. “Essa é a principal referência para que possamos pensar o que e como fazer em caso de alagação” ressaltou.

 

Os dados de 2015 são a principal, mas não a única referência. Os números mostram ainda que de 1971 a 2015 o Rio Acre permaneceu 274 dias em cota de alerta, sendo 90 dias na gestão do Prefeito Marcus Alexandre.

 

De acordo com o Prefeito Marcus Alexandre, a eficácia do plano reside mesmo no acúmulo de experiências anteriores. “O plano é resultado de tudo que a gente aprendeu com a alagação. Com ele podemos saber como agir quando as aguas atingem a cota de alerta, ao chegar à cota de transbordamento e o que fazer em casos extremos, como o que aconteceu em 2015”, afirmou o prefeito.

 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, apesar de ter chovido, entre os dias 19 de dezembro de 2015 17 de janeiro de 2016, mesmo que a média historicamente registrada no período, não é possível afirmar se em 2016 há, ou não, risco de enchente. “Hoje o nível do Rio está em torno de 6,20m, o que pode parecer tranquilizador. Mas, não podemos esquecer que, no ano passado, na quarta-feira de cinzas o Rio Acre registrava nível em torno de 6 metros, mas chegou aos 18,40m, assim permanecendo por 45 dias. Portanto a hipótese de alagação não está descartada e o plano prevê respostas para diversos casos possíveis”.

 

As ações envolvem equipes de mais de 20 órgãos municipais e contam com o apoio do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro. De acordo com o represente do 7º BEC, Coronel Luis Henrique, “o exército já está de prontidão, podendo mobilizar, além de equipamento, pelo menos 70 por cento de todo o efetivo,” garantiu.

 

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Gundim, “hoje a atenção está voltada ao município de Tarauacá onde o Rio Taraucá já atingiu a cota de alerta por duas ocasiões. Mas, nossas equipes estão de prontidão para agir também na capital, caso seja necessário”.

 

 

 

Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom