Porto Acre também decreta Situação de Emergência

 

Na manhã desta quinta-feira, 05, a Prefeitura de Porto Acre decretou situação de emergência, devido às águas do Rio Acre que avançam e desalojam dezenas de famílias na cidade histórica e zona rural do Município.

Foto: Grupo do WhatsApp, Fatos e Notícias do Acre

O decreto de número 890, leva em consideração o nível do rio, a quantidade de famílias que foram para os abrigos públicos, a situação de anormalidade na região, e incapacidade do Município de arcar sozinho com a magnitude da maior enchente da história do Acre.

Foto: Grupo do WhatsApp, Fatos e Notícias do Acre

 

 O rio está subindo em média 1,6 cm por hora. Prédios públicos já foram atingidos, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsa) removeu os móveis e equipamentos para outra localidade, até a Prefeitura já está sendo tomada pela água, outro órgão que teve que ser esvaziado é o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Foto: cedidas

Mais abrigos tiveram que ser preparados para receber as famílias que chegam a todo o momento. De acordo com os dados coletados até o meio dia, 35 famílias ocupavam os seis abrigos implantados pela Prefeitura.

Foto: cedida

[Ascom PMPA]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.