Engenheiros executam ação preventiva na Ponte Juscelino Kubitschek

O monitoramento feito por engenheiros da prefeitura de Rio Branco e do Deracre na Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida por “Ponte Metálica”, desde o último sábado, resultou em medida prevenção para evitar qualquer dano na edificação, que venha a ser causado pela cheia e forte a correnteza do Rio Acre.

A ação também foi tomada a partir da consulta a especialistas de São Paulo, que, de posse da medida da velocidade da correnteza do Rio Acre, informaram que a solução para prevenir qualquer dano seria colocar 200 toneladas em cima da ponte, além do seu próprio peso. Oito caçambas, com 25 toneladas cada uma, sustentam a estrutura da edificação.

A ponte não está com sua estrutura abalada. Segundo, o engenheiro Ricardo Araújo, secretário adjunto de Obras do município, quando o rio baixar tudo voltará ao normal.

“Toda ponte é projetada para receber uma carga vertical, de cima para baixo, não uma esforço lateral como o causado pela forte correnteza. O que estamos fazendo ao colocar as caçambas é evitar que a ponte venha a ser deslocada a partir dessa força lateral. A ponte hoje está perfeita”, disse.

 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Agência de Notícias do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.