PM apreende 72 armas fogo e recupera 102 veículos em dois meses na capital

O desempenho da Polícia Militar do Acre (PMAC), entre os meses de janeiro e fevereiro, foi divulgado na manhã desta quarta-feira, 9, na sede do Comando de Policiamento Operacional I (CPO-I), responsável pela coordenação dos batalhões de Rio Branco.  Entre os principais dados, figura a apreensão de 72 armas de fogo, recuperação de 102 veículos roubados ou furtados e a captura de 74 indivíduos com mandados de prisões em aberto.

Além disso, o trabalho desenvolvido pelos policiais militares nas ruas da capital também resultou na apreensão de 105 armas brancas, 965 procedimentos de apreensão de drogas (entre maconha, cocaína, oxidado e outras substâncias), além de 27 mil abordagens a pessoas e 296 operações deflagradas durante o bimestre.

De acordo com o comandante do CPO-I, tenente-coronel Marcos Kinpara, o resultado apresentado apenas nesses últimos dois meses é reflexo do trabalho realizado diuturnamente pelos militares nas regionais. “O número de operações realizadas neste período, como a Saturação Máxima, e o trabalho desenvolvido pelos batalhões colaboraram diretamente para este desempenho”, ressaltou.

Hoje, diariamente, a PM do Acre conta com as operações Saturação Máxima, Visibilidade, Álcool Zero, além da participação direta na Operação Cerco Tático, todas com fins preventivos e repressivos. As ações de força-tarefa da corporação atuam estrategicamente em harmonia com o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), em todas as regionais de Rio Branco e também no interior.

Assessoria


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.