MPAC realiza eleição para corregedor-geral

Nesta sexta-feira, 11, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) vai realizar eleição para escolha de corregedor-geral e integrantes do Conselho Superior da instituição. Para o primeiro cargo, votam apenas membros do Colégio de Procuradores e para compor o Conselho Superior estão aptos ao voto todos os membros em atividade.

A votação será realizada simultaneamente, no auditório do MPAC, de 8h às 15h. A atual corregedora-geral Kátia Rejane de Araújo Rodrigues deverá ser reconduzida ao cargo pois é a única candidata inscrita.

A Corregedoria-Geral é o órgão da Administração Superior responsável pela orientação, acompanhamento e fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos membros da instituição.

Já na eleição para o Conselho Superior estão inscritos os procuradores de Justiça Vanda Denir Milani, Gilcely Evangelista, Williams João Silva e Giselle Mubarac. Cada membro poderá votar em até três candidatos.

Do Conselho Superior do Ministério Público  só podem fazer parte procuradores de Justiça. O colegiado conta com dois membros natos,  que são o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral. Os demais integrantes são eleitos por procuradores e promotores de Justiça.

É o Conselho Superior que indica ao procurador-geral, em lista tríplice, os candidatos a remoção ou promoção por merecimento; aprova o quadro geral de antiguidade e decide sobre reclamações apresentadas; avalia e aprova as fases do estágio probatório, bem como decide sobre o vitaliciamento de membros, entre outras atribuições. 

Assessoria


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.