Biometria encerra com 76,6% recadastrados em Porto Acre e 71,92% em Xapuri

Encerrou no último sábado, 5, o prazo para eleitores de Porto Acre e Xapuri procurarem os postos de atendimento eleitoral para participarem do recadastramento biométrico obrigatório. A meta inicial do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) era a de recadastrar 80% do eleitorado de cada município, mas atingiu 76,6% em Porto Acre (8.651 eleitores) e 71,92% em Xapuri (7.937 eleitores), durante dois meses de atendimento.

“Em Xapuri o recadastramento biométrico ocorreu com celeridade e muita eficiência pelos servidores que foram treinados previamente pelo TRE”, avaliou o juiz da 2ª Zona Eleitoral, Luís Gustavo Alcalde.

O juiz da 9ª Eleitoral, Luiz Camolez, que responde interinamente pela 10ª Zona, destacou que o atendimento dos eleitores ao chamado da Justiça Eleitoral foi muito importante para que Porto Acre conseguisse concluir a revisão com 76,6%.

“Parabenizo a todos os eleitores que entenderam os objetivos e atenderam ao nosso chamado, ganhando com essa medida a democracia, pois, a biometria garante ao eleitor o voto seguro e inviolável”, enfatizou.

Após a homologação do procedimento, os títulos daqueles eleitores que não compareceram dentro do prazo deverão ser cancelados. É possível, no entanto, que antes do fechamento do cadastro eleitoral, previsto para maio de 2016, os eleitores pendentes regularizem sua situação junto aos cartórios eleitorais.

Assessoria


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.