Juízes eleitorais proíbem a venda de bebidas alcoólicas a partir de sábado

A venda e consumo de bebida alcoólica estará proibida, durante as eleições que vão eleger os candidatos a prefeito e vereadores em todo o estado do Acre. A portaria Nº002/2016 foi decidida pelos juízes eleitoras das zonas 1ª à 10ª e visa garantir a tranqüilidade, e manter a ordem durante todo o processo eleitoral.

No pleito, realizado no estado acreano, a portaria vai vigorar das 12h de sábado (01) até as 20h do domingo (02). O descumprimento da determinação consistirá em crime de desobediência previsto no artigo 330 do Código Penal Brasileiro, sujeito a penalidades de detenção e multa.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.