IBOPE realiza segunda pesquisa e Marcus Alexandre continua na frente

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Rio Branco:


Marcus Alexandre (PT) - 62%
Eliane Sinhasique (PMDB) - 27%
Raimundo Vaz (PR) - 3%
Carlos Gomes (Rede) - 2%
- Branco/nulo - 4%
- Não sabe/não respondeu - 2%

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 11 a 14 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o protocolo Nº AC-00758/2016.

Na primeira pesquisa do instituto, divulgada no dia 29 de agosto, Marcus Alexandre aparecia com 57% e agora tem 62% das intenções de votos. Já Eliane Sinhasique tinha 28% e agora tem 27%.  Raimundo Vaz, que tinha 4%, agora tem 3% e Carlos Gomes que tinha 1% agora tem 2%.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos, 13% declaram não saber em quem votar ou não responderam, enquanto 6% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

O candidato Marcus Alexandre é mencionado espontaneamente por 57% dos rio-branquenses, e Eliane Sinhasique, por 21%. Raimundo Vaz, por 1% e Carlos Gomes por 1%.

Rejeição
Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é a Carlos Gomes (48%). Na sequência, aparecem Raimundo Vaz (47%), Eliane Sinhasique (30%) e Marcus Alexandre (18%).

Segundo turno
O Ibope também simulou um cenário de segundo turno que teve os seguintes resultados:

- Marcus Alexandre - 65%
- Eliane Sinhasique - 29%
- Branco/Nulo - 3%
- Não sabe/não respondeu - 3%

Avaliação do prefeito Marcus Alexandre
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Marcus Alexandre. Veja os números:

- Ótima/boa - 65%
- Regular - 28%
- Ruim/péssima - 6%
- Não sabem avaliar - 1%

G1


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.