Eleitores têm até 1º de dezembro para justificar ausência no primeiro turno

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições Municipais 2016, ocorrido no último domingo, 2, e não justificou no próprio dia da votação, deve apresentar justificativa da ausência até o dia 1º de dezembro ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito.

Eleitores da capital devem procurar o Fórum Eleitoral de Rio Branco, localizado na rua Ministro Miguel Ferrante, próximo à Uninorte. Já os que votam no interior do Estado devem procurar o cartório da zona eleitoral em que for inscrito. Para consultar os endereços dos cartórios do interior, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC): http://www.tre-ac.jus.br/institucional/cartorios-eleitorais/foruns-eleitorais

Caso esteja fora de seu domicílio, o eleitor poderá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral, ou enviá-lo pelos Correios dentro do mesmo prazo, 1º de dezembro de 2016.

Quem não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral não poderá, entre outras restrições, obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Assessoria

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.