O candidato pelo Partido dos Trabalhadores, Marcus Alexandre, venceu a disputa pela prefeitura de Rio Branco neste domingo (02) e garantiu a continuidade da hegemonia do PT no Acre. O partido já controla o executivo da capital e o governo do estado, onde está no comando desde 1999. Com 100% das urnas apuradas, Alexandre recebeu 54,87% dos votos válidos.
Os candidatos concorrentes, respectivamente, receberam, Eliane Sinhasique 32,02% (PMDB), Carlos Gomes 8,28 (REDE) e Raimundo Vaz (PR) 4,84%. As abstenções chegaram 15,87%, brancos 1,59% e nulos 4,70%.
Nascido em Ribeirão Preto (SP), Marcus Alexandre mora no Acre desde 1999. Engenheiro civil de 39 anos, ele ocupou a direção do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre de 2007 a 2012, quando ganhou sua primeira eleição para a prefeitura de Rio Branco.
Nestas eleições, durante toda a campanha ele recebeu apoio do governador, Tião Viana e também do Senador, Jorge Viana. Além das campanhas eleitorais gratuitas, Marcus Alexandre realizou caminhadas em vários bairros de Rio Branco, participou dos debates e ainda de reuniões entre jovens.
Veja também a relação dos vereadores eleitos em Rio Branco
Dos 293 candidatos que disputavam o cargo de vereador nestas eleições, apenas 17 foram eleitos por maioria de votos válidos, em Rio Branco.
De maneira geral. O tribunal Regional Eleitoral avaliou as eleições deste ano extremamente tranqüilas, já que em todo o estado, aconteceram apenas 16 ocorrências envolvendo crimes eleitorais, sendo, oito por bocas de urna, três por corrupção eleitoral, dois por transporte irregular, um por propaganda irregular e ainda dois por outros eventos relacionados.
Três destes crimes eleitorais envolveram candidatos, um deles foi preso por boca de urna e outro por transporte irregular na capital, já no interior houve apenas um que cometeu crime de boca de urna.