Vencedor de prêmio José Reis fala sobre Jornalismo e Ciência na 66ª SBPC

 

 

O repórter do jornal “O Estado de São Paulo”, Herton Escobar, profere a conferência “Jornalismo e Ciência: unidos pela curiosidade, em busca da verdade durante a 66ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Rio Branco, no Acre. Escobar foi consagrado vencedor do 34º prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na categoria “Jornalista em Ciência e Tecnologia”.

O Jornalista é especialista em Ciência e Meio Ambiente e atua no jornal “O Estado de São Paulo” desde janeiro de 2000. Possui mais de 1.700 reportagens publicadas em formato impresso e digital. Foi bolsista do Programa de Jornalismo Científico do Marine Biological Laboratory (MBL), em Woods Hole, e da Knight Science Journalism Fellowship, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em parceria com a Universidade Harvard.

Atualmente, dedica-se à produção de reportagens e cadernos especiais de temas relacionados à ciência e ao meio ambiente, além da cobertura semanal das principais revistas científicas internacionais, como “Science” e “Nature”. Desde janeiro de 2008 mantém um blog de divulgação científica, chamado “Imagine Só!” (blogs.estadao.com.br/herton-escobar/).

Evento: Conferência “Jornalismo e ciência: unidos pela curiosidade, em busca da verdade”.

Data: 24 de julho (quinta-feira), 16h30

Local: Bloco Jorge Kalume, sala 4, Ufac

(Coordenação de Comunicação Social do CNPq)

 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.