Inscrições para 3ª Semana de Comunicação da Ufac são abertas

 

 

A 3ª Semana Acadêmica de Comunicação da Universidade Federal do Acre (Ufac) abre inscrições ao público. O processo é fundamental para garantir a presença em palestras, mesas-redondas e para receber certificado de participação no evento, que ocorre de 25 a 29 de agosto. A inscrição é gratuita e encerra no dia 24.

Com o tema “Explorando as Faces do Jornalismo”, a terceira edição da Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom) tem como objetivo discutir o cenário do jornalismo atual, além de incentivar a produção e divulgação de trabalhos de estudantes e pesquisadores da instituição.

O evento é aberto à comunidade em geral. Jornalismo científico, fotografia, redes sociais e assessoria de imprensa são alguns dos assuntos que serão debatidos no encontro.

Haverá ainda apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos, e uma programação cultural diária com teatro, dança, música e exposição fotográfica.

De acordo com a professora, Juliana Lofego, o encontro possibilita que além dos estudantes do curso, a comunidade também possa dialogar sobre comunicação.

“É uma ótima oportunidade para conhecer as potencialidades da profissão. Explorar as falas dos palestrantes e dialogar com o objetivo de entender o que pode ser comunicação e jornalismo”.

A Seacom é organizada por estudantes do 6º período do Curso de Jornalismo, sob a orientação da professora Juliana Lofego, e faz parte do projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac.

Para e estudante Thaynã Correa, uma das organizadoras da Seacom, o evento é uma oportunidade única de aprendizagem.

“O aprendizado começa desde a organização até a realização do evento. Estamos buscando trazer pessoas que estimulem as pessoas a se especializar nas amplas áreas do jornalismo, e isso já é bastante positivo”.

As inscrições podem ser feitas no site: http://ufacseacom.wix.com/2014.

Convidados

Além de minicursos, atrações culturais e apresentação de trabalhos, a Seacom terá a participação de profissionais atuantes na área da comunicação: o colunista, escritor, cineasta, professor, músico e DJ, Dodô Azevedo e o professor e fotojornalista, Elson Sempé.

Dodô Azevedo é jornalista desde 1998 e Mestre em Letras pela PUC-Rio. Sua participação será bem apropriada para o tema do evento, por ser um profissional que trabalha com algumas das diversas opções que a área da comunicação oferece.

Professor de Fotojornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos PUC/RS) desde 2004,  e repórter fotográfico na assessoria de imprensa da Câmara Municipal  de Porto Alegre desde 1996, Elson Sempé é convidado para tratar da questão dos desafios da fotografia jornalística atualmente.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.