SEE adia retorno das aulas presenciais por causa do aumento de novos casos de covid-19

Por Marcelina Freire

Com o aumento expressivo no número de novos casos de covid-19 chegando a 35. 188 casos confirmados da doença e 721 mortes, de acordo com Boletim da última quarta-feira, 25, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) resolveu adiar o retorno das aulas presenciais no estado.

O decreto que autorizava a volta às aulas presenciais foi publicada pelo governador Gladson Cameli no dia 6 de novembro e permitia o retorno gradual das aulas presenciais a partir do dia 16 novembro nas escolas da rede pública e privada do estado.

Mas com a explosão de infecção pelo novo coronavírus em todo o Acre, inclusive com regressão de bandeira na regional do Juruá, as aulas permanecem à distância pela televisão, rádio e internet. “Havia a previsão de retorno para dezembro, no entanto com o aumento dos casos estamos repassando”, disse o secretário Mauro Sérgio.

O secretário informou ainda que não há uma data específica para o retorno, mas que sendo feito um planejamento e que em breve a SEE irá informar as novas medidas a serem adotadas.

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.