Sintesac consegue 28% de reajuste salarial aos servidores de Acrelândia

(Assessoria/Sintesac)

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) intermediou junto à Prefeitura de Acrelândia e conseguiu a garantia de 28% de reajuste para os servidores da área. Os servidores estavam em greve desde o dia 8 de junho.

A secretária-geral do Sintesac, Francinete Barros, diz reconhecer que o reajuste não é o ideal, mas foi o que foi possível conseguir neste momento. Ela diz ainda o reajuste não atender a todas as categorias.

"Vai beneficiar apenas os enfermeiros e todos da área técnica. Infelizmente as negociações para atender os Agentes Comunitários de Saúde e os profissionais de nível superior, ainda não avançaram”, explicou.

As questões pendentes devem ser discutidas em nova reunião agendada para próximo dia 30 de junho.

O prefeito Jonas Dales reuniu a equipe econômica para estudar o percentual de reajuste a ser concedido e quais os impactos que causaria para a folha de pagamento. Aceito os termos, sindicatos e trabalhadores se reuniram novamente com o prefeito  onde ficou acertado o reajuste de 28%.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.