Educação inicia etapa de pré-matrículas para o ano letivo de 2021

Agência de Notícias

Na próxima segunda-feira, 22, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) abre o período para solicitações de matrícula online para escolas urbanas da rede estadual de ensino de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Participarão dessa etapa apenas alunos novos ou alunos que, embora matriculados na rede, pretendam concorrer a vaga em outra escola. Todo o processo de solicitação será realizado por meio da plataforma digital do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Educacional (Simaed).

Alunos novos que desejam concorrer a vaga em alguma escola da rede urbana das duas cidades deverão acessar o link https://qrgo.page.link/7RJwM ou, via QR Code, caso possuam dispositivo de leitura instalado no celular, bastando apontar a câmera do aparelho para o código abaixo:

Já os alunos que se encontram matriculados, mas desejam solicitar transferência para outra escola deverão participar do processo de solicitação de transferência interna, acessando o link https://simaed.caedufjf.net/ ou utilizar o QR Code:

Ao acessar a página, o usuário terá à disposição um tutorial contendo o passo a passo para a realização de todos os procedimentos. Em caso de dificuldades no acesso ao site ou dúvidas quanto ao preenchimento, a equipe de suporte estará disponível pelos telefones: (68) 3213-2388 ou (68) 99935-1080.

O processo

Na tela de boas-vindas, deve-se digitar o login e a senha do responsável pelo aluno. Geralmente o código do usuário corresponde aos 11 números do CPF do responsável (sem pontos e traço) e a senha corresponde aos seis primeiros números também do CPF.

O resultado da solicitação de pré-matrícula para alunos novos será divulgado no dia 19 de abril na plataforma digital do Simaed, e a confirmação deverá ser realizada na escola em que o aluno foi contemplado até o dia 21. O resultado do processo de solicitação de transferência interna será divulgado dia 26 de abril, tendo os pais ou responsáveis pela matrícula até o dia 30 para confirmação e validação da matrícula na escola.

Documentos necessários para a efetivação da matrícula

Os seguintes documentos devem ser entregues na escola onde o(a) aluno(a) foi matriculado(a):

– Certidão de nascimento ou de casamento;

– Histórico escolar;

– Ficha de transferência;

– Comprovante de residência (faturas recentes de consumo de energia elétrica, água ou de telefone);

– 2 (duas) fotos 3×4;

– CPF e RG do aluno;

– CPF ou RG do responsável.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.