Matrículas da EJA foram prorrogadas até o final do mês de março

Agência de Notícias

As matrículas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as etapas do ensino fundamental e médio foram prorrogadas até o fim do mês de março, em todo o Acre, e estão sendo realizadas por meio de Whatsapp ou telefone devido ao cenário da pandemia da Covid-19. Quem não concluiu os estudos tem uma nova chance de continuar em 2021.

Há vagas nas escolas de Rio Branco e do interior. Na capital, os interessados devem procurar os contatos das escolas para efetivar a matrícula, e nos municípios os núcleos da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), que são referências de informação a respeito da indicação das escolas que estão com matrículas abertas.

Acesse aqui a lista de contato das escolas de Rio Branco e dos Núcleos da SEE nos municípios

“A EJA vem como plano alternativo para sanar a lacuna na vida acadêmica desses alunos, desses trabalhadores; isso vai lhes dar acesso a uma série de oportunidades, uma vez que vão avançando na qualificação acadêmica”, afirma Jeane Aguiar, chefe da Divisão de EJA.

A Divisão da EJA garante que, mesmo em meio à pandemia, tem procurado alternativas para continuar prestando assistência ao seu público, e que vai trabalhar com o ensino a distância, como também a matrícula, enquanto perdurar este momento crítico. O atendimento por telefone e Whatsapp foi uma das alternativas para dar continuidade às atividades da divisão.

A EJA é uma modalidade destinada a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada e permite que as pessoas retomem e concluam os estudos em menos tempo. Jovens a partir de 15 anos podem cursar o Ensino Fundamental; já o Ensino Médio é para os maiores de 18 anos.

Os anos iniciais do ensino fundamental são organizados em três módulos e podem ser concluídos no período de um ano e meio.  Os anos finais do ensino fundamental possuem cinco módulos e têm tempo de conclusão de dois anos e meio. Já o ensino médio é dividido em quatro módulos e pode ser concluído em dois anos.

Jeane faz o convite aos interessados  em aproveitar a oportunidade de concluir os estudos: “Gostaríamos de convidar as pessoas que tenham interesse a procurar a escola e se matricular. Se informem e façam a matrícula que, tão logo esse quadro crítico se atenue, vamos iniciar nosso atendimento presencial.”

Mais informações poderão ser obtidas na Divisão de EJA pelos telefones (68) 3213-2368 ou (68) 3213-2357.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.