Ufac define calendário escolar de 2020 e 2021, aulas devem começar em março deste ano

Por Marcelina Freire

A retomada do ano letivo da Universidade Federal do Acre (UFAC) já tem data definida para acontecer. Segundo a assessoria da instituição, o calendário das atividades educacionais 2020 e 2021 foi aprovado na quarta-feira, 06. De acordo com o planejamento, as aulas remotas do primeiro semestre de 2020 estão previstas para iniciar no dia 25 de março.

Os estudantes terão dos dias 15 a 19 de março para realizar as matrículas, a data vale tanto para alunos ingressantes, quanto para os veteranos. O primeiro semestre referente ao ano letivo de 2020 se estende até o dia 28 de junho. Já o segundo semestre de 2020 está previsto para começar no dia 12 de julho e a previsão de encerramento deve acontecer no dia 9 de outubro.

De acordo com o calendário escolar, as aulas referentes ao ano letivo de 2021 devem começar ainda este ano. No dia 20 de outubro, inicia o primeiro semestre de 2021, a previsão de término é para janeiro de 2022.

Assim como a Secretaria Estadual de Educação do estado, a Ufac também vai aderir ao modelo de ensino híbrido, ou seja, os cursos que tenham disciplinas que necessitam de aulas teóricas e práticas em laboratórios.  

A universidade federal do Acre foi uma das primeiras no estado a suspender as aulas, antes mesmo do anúncio dos primeiros casos confirmados de covid-19, poucas horas depois do aviso de suspensão das atividades educacionais, o governo estado anunciou o registro dos três primeiros casos da doença no Acre ocorrido em 17 de março de 2020.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.