Quase 9 mil acreanos inscritos no ENEM não compareceram no 1° dia de Exame

Por Wanglézio Braga

O Ministério da Educação (MEC) confirmou ontem (03) que 8.866 acreanos não compareceram no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado neste domingo (03). O número representa 22,9% do total de inscritos no estado. Neste ano, 38.649 mil acreanos realizaram as inscrições e 29.783 (77,1%) estiveram presentes nesta fase do certame.

No Brasil, mais de 3,9 milhões de candidatos realizaram o ENEM. O número representa 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos no exame deste ano. Cerca de 1,2 milhão de pessoas não compareceram para fazer o exame.

Durante entrevista coletiva no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira após o encerramento das provas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade. “O Enem foi um sucesso absoluto. [...] Foi a cara de eficiência, gestão e responsabilidade que a gente buscar dar ao governo do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.

Segundo o MEC, em todo o país, 376 pessoas foram eliminadas do certame. Os motivos? Portar equipamentos eletrônicos, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender as orientações dos fiscais e outros.

Neste domingo, os participantes fizeram a Redação, resolveram questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias.  Eles tiveram 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A redação abordou a democratização do acesso ao cinema no Brasil.

CRONOGRAMA

No dia 10 de novembro serão aplicadas as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

A reaplicação da prova do Enem está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação por reaplicação pode ser realizada por inscritos que tenham conseguido fazer as provas em decorrência de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica, etc.

A publicação do gabarito oficial e dos cadernos de questões ocorre no dia 13.  Segundo o cronograma, pessoas privadas de liberdade terão a reaplicação da Prova no dia 10 e 11 de dezembro. 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.