Após falhas na página, Inep prorroga prazo para estudantes inserirem foto no cadastro

 

Marcelina Freire

Estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deixaram a atualização da foto obrigatória para o último dia, se deparam com várias falhas na página. Muitos não conseguiram fazer a atualização. E para evitar que milhares de estudantes ficassem prejudicados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo de envio até 8 de outubro.

Agora os inscritos no Enem 2020 terão até as 23h59 do dia 8 de outubro para inserir a fotografia pessoal no sistema, por meio da Página do Participante. O prazo foi prorrogado pelo Inep por mais uma semana, em função do volume de acessos ao sistema em um único dia. Para realizar a prova do Enem o  candidato precisa enviar uma foto nítida, que mostre o rosto inteiro e não tenha acessórios que cubram a face (boné, gorro, óculos escuros etc).

O Instituto informou por meio de nota oficial que a prorrogação tem o objetivo de garantir a realização do procedimento por parte dos inscritos. Os  Participantes que já conseguiram incluir a foto anteriormente não precisam repetir a operação neste novo prazo.

O Enem 2020 acontecerá em época diferente do que de costume. Por causa da pandemia do novo coronavírus o exame que  normalmente  acontece em novembro, desta vez será realizado nos dias 17 e 24 janeiro de 2021 para quem vai fazer a prova impressa, e da prova digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.