PGE e Defensoria firmam acordo sobre edital de concurso de bombeiros e PM

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC) realizou coletivade imprensa na manhã desta terça, 18, para prestar maiores esclarecimentos acerca dos editais de concursos públicossuspensos, referentes a vagas para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

A suspensão se deu pelo fato de o certame apresentar impedimentos de ingresso a portadores de “cicatrizes extensas” e outras características físicas e de saúde nas corporações.O conteúdo foi questionado pela Defensoria Pública em ação civil e a PGE firmou acordo com a instituição para adaptação do texto.

O termo propõe exclusão e adequações de itens. Um exemplo é a rinite, em relação à qual, em debate com a Junta Médica do Estado, faz-se necessário definir o grau em que poderia realmente prejudicar o desempenho de uma função militar.

Segundo o procurador MaykoFigale, tais normas eram utilizadas pelo Exército Brasileiro. “Os critérios foram submetidos à análise e foi constatada uma incongruência com a legislação”, afirma.O defensor e um dos autores da ação cível, Celso Rodrigues, reforça: “Estamos satisfeitos em atender o interesse da sociedade e em breve o concurso terá seu seguimento”.

O próximo passo é a análise judicial do caso. A partir de uma decisão favorável acerca do acordo, o edital será reaberto com novo cronograma.

Agência de Notícias do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.