Deputada Eliane Sinhasique quer exclusão de entrevista em concurso da Polícia Civil

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) pediu que entrevista pessoal não seja critério de avaliação em concurso para contratação de perito criminal e perito médico-legista da Polícia Civil.

Para a parlamentar, o critério não é justo pois fere o princípio da isonomia e da impessoalidade. “As pessoas fazem um concurso para passar pelo seu conhecimento técnico, no entanto quando você coloca uma entrevista pessoal, e não diz qual é o objetivo dela e nem quem é o entrevistado, não há isonomia”, declarou.

Por conta disso, Sinhasique pede que o edital seja revisto. “A entrevista, no meu entendimento e no entendimento de quem vai fazer a prova, é inconstitucional. Peço que esse critério seja retirado do concurso”.

A deputada ressaltou que o Tribunal Regional do Trabalho do Pará (TRT-PA) reconheceu a ilegalidade da entrevista pessoal por entender que esse tipo de critério abre margem para o subjetivismo.

Assessoria


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.