Aleac, governo e TCE lançam curso de especialização em administração pública

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em parceria com o governo do Estado e o Tribunal de Contas (TCE), lançou durante sessão ocorrida nesta terça-feira (3) o curso de Pós-graduação em Governança Pública e Gestão Administrativa. Os cursos serão aplicados pela instituição de ensino In foco, especializada em educação à distância. Serão oferecidas 10 mil vagas para servidores públicos federais, estaduais e municipais, e à sociedade civil.

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), falou sobre a importância de investimentos que contribuem com a especialização de servidores públicos. “É com muita honra que participamos do lançamento deste curso extensivo, que é fruto de uma importante parceria entre o Poder Legislativo, governo e TCE. Investir em cursos de aperfeiçoamento é melhorar cada vez mais o serviço prestado à comunidade”.

Além dos deputados estaduais, participaram da solenidade o governador Tião Viana (PT); Naluh Gouveia, conselheira e atual presidente do TCE; Carlos Maia, Procurador de Justiça; Paulo Maia de Oliveira, diretor-geral da empresa In Foco.

O governador Tião Viana ressaltou a necessidade de investir na gestão administrativa. Salientou também que certos vícios e hábitos não cabem mais na atual administração pública. “Evitar erros e melhorar a gestão é algo que tenho visto constantemente por parte do TCE, Ministério Público e Poder Legislativo. Ambos têm rompido com vícios e exercido suas funções de forma cada vez mais eficaz. Devemos trabalhar sempre unidos, com bons propósitos e preocupados com a boa gestão. Investir no conhecimento dos nossos servidores é apostar em resultados cada vez melhores.”

A conselheira Naluh Gouveia lembrou que quando exerceu o mandato de deputada estadual participou de um curso extensivo onde três mil servidores públicos se especializaram na área. “Em 2009 investimos em um curso de especialização em gestão pública e milhares de colaboradores do Estado foram contemplados. Até hoje encontro pessoas que relatam as mudanças positivas que tiveram na realização de suas funções a partir desse aprendizado. O deputado Ney Amorim foi de uma ousadia muito grande ao acreditar e investir na área, oferecendo todo o suporte técnico para a realização do curso.”

Ao final dos discursos, os representantes das instituições presentes assinaram um termo de cooperação técnica e financeira para a realização do curso. Em seguida foi dada uma palestra pelo professor Rodrigo Pironti, um dos responsáveis pela In Foco, sobre a Administração Pública Contemporânea: Ante-fragilidade, Governança e Controle.

 A pós-graduação em administração pública visa o aprimoramento técnico e científico dos servidores do Poder Legislativo, bem como dos servidores federais, estaduais e municipais e sociedade civil. Serão 17 módulos, com carga horária de 455 horas/aula, mais um módulo de Metodologia de Pesquisa. O curso será gratuito e as matrículas serão realizadas nos dias 10 e 11 deste mês, na Escola do Legislativo da Aleac.

Assessoria - Imagens Sérgio Vale


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.