Nova presidente da Caixa deve criar comitê para apurar denúncias

A nova presidente da Caixa, Daniella Marques, vai criar um comitê para apurar as denúncias de assédio sexual contra seu antecessor, segundo interlocutores da executiva.

Na quarta-feira (29), Pedro Guimarães pediu demissão da presidência do banco estatal depois de vir a público uma investigação do Ministério Público Federal.

O comitê de crise vai ser interdisciplinar, com especialistas das áreas jurídicas, conformidade, marketing, etc.  O objetivo é apurar as denúncias e identificar se outros executivos do banco acobertaram os supostos crimes.

Também tem a função de isolar a crise, preservar a imagem da Caixa e manter em funcionamento os programas do banco como o Casa Verde Amarela, o pagamento do Auxílio Brasil, entre outros.

A executiva ainda tem que passar polo comitê de elegibilidade da Caixa antes de tomar posse. Interlocutores de Daniella dizem que ela quer evitar que o episódio paralise o banco, mas também apurar com rigor o caso.

A reportagem, com depoimentos sob anonimato de cinco funcionárias da Caixa denunciando condutas de assédio e importunação sexual do agora ex-presidente Pedro Guimarães, foi publicada no portal Metropoles.

 

[CNN]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.