Sogra de Lula morre depois de contrair Covid-19

Istoe

A sogra do ex-presidente Lula, Dona Vani Terezinha Ferreira, morreu nesta quarta-feira (28), em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Mãe de Rosangela Silva, dona Terezinha morava com a filha e Lula na cidade e era cuidada pelo casal. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Conforme a colunista, a sogra de Lula havia sido internada há algumas semanas para tratar de uma infecção urinária e recebeu alta. No entanto, precisou ser internada de novo com complicações pulmonares e foi diagnosticada com Covid-19.

Dona Terezinha chegou a ser intubada e ficou 15 dias na UTI do Hospital das Clínicas de São Bernardo do Campo, pelo SUS. Segundo interlocutores do petista ouvidos pela Folha, ela melhorou e saiu do isolamento, mas complicações posteriores levaram dona Terezinha a óbito.

Lula e Rosangela também fizeram o teste para Covid-19, mas ambos deram negativo.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.