Lula chega em Montevidéu para discutir Mercosul com presidente Lacalle Pou

O presidente Lula (PT) foi recebido por gritos de apoio, mas também ouviu protestos contra ele e o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou. Lula chegou à residência presidencial Suárez y Reyes, em Montevidéu, por volta de 12h30.

 Estava acompanhado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva. Eles foram recebidos pelo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, a vice-presidente Beatriz Argimón e o chanceler uruguaio Francisco Bustillo.

Gritos de apoio e de protesto. Do lado de fora da residência, houve gritos a favor e protestos contra o petista. Liderados pelo advogado e ex-candidato à presidência do Uruguai Gustavo Salle, manifestantes entoaram gritos de "ladrão". Já outros manifestantes cantaram, em coro, os gritos de "olê, olê, olá, Lula".

Flexibilização do Mercosul em pauta. Agora, Lula participa de uma reunião com Lacalle Pou. Os mandatários devem discutir, entre outras questões, os pedidos do Uruguai para uma possível flexibilização do Mercosul. Em julho de 2022, Lacalle Pou anunciou que havia dado os primeiros passos para negociar um tratado bilateral com a China, o que vem gerando discordâncias e polêmicas.

A gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro deu sinais de apoio aos pedidos de flexibilização do Mercosul. O governo Lula, no entanto, vem se manifestando no sentido contrário. Celso Amorim, ex-chanceler e atual assessor especial da presidência da República, afirmou ontem que respeita o Uruguai, mas defendeu que o Mercosul deve ser preservado. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que faz aniversário hoje, acompanha o encontro, assim como o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial da Presidência da República Celso Amorim. A ministra da Economia do Uruguai, Azucena Arbeleche, também está presente.

Em seguida, está prevista uma declaração à imprensa. Esta é a oitava visita de Lula como presidente ao Uruguai. Segundo a agenda oficial de Lula, ainda há outros dois compromissos hoje: Lula receberá em Montevidéu uma medalha por seus esforços em defesa do Meio Ambiente, tanto em seus mandatos anteriores, quanto em suas declarações e ações recentes;

Em seguida, Lula e Janja vão para a chácara do ex-presidente e amigo Pepe Mujica. Eles voltam ao Brasil ainda hoje.

É a primeira viagem oficial de Lula desde a posse. Ontem, ele esteve em Buenos Aires, na Argentina, para discutir a criação de uma moeda comum para transações comerciais, além do uso do BNDES para obras no exterior.

 

[Uol]


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.