PMs são afastados depois de pisar em pescoço de mulher negra em São Paulo

Policiais militares que foram filmados agredindo uma mulher em Parelheiros, na zona sul de São Paulo, foram afastados de suas funções. O governador do Estado, João Doria (PSDB), declarou nesta 2ª feira (13.jul.2020) que as cenas “causam repulsa” e que é “inaceitável a conduta de alguns policiais“.

O vídeo mostra 1 dos policiais pisando no pescoço de uma comerciante negra para imobilizá-la. Em seguida, a mulher de 51 anos é algemada e arrastada pelo asfalto até a calçada. Ela conta que desmaiou 4 vezes durante a ação.

A operação ocorreu no dia 30 de maio, após os policiais terem sido acionados por uma reclamação sobre o som alto de 1 carro estacionado nas imediações de 1 bar. Na data, bares e restaurantes eram proibidos de abrir na capital paulista.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, a comerciante disse que estava trabalhando no seu bar quando viu 1 policial batendo num amigo seu. Ela foi empurrada, levou 3 socos e teve a tíbia quebrada após levar uma rasteira. “Ele me bateu, e quanto mais eu me debatia, mais ele apertava a botina no meu pescoço“, disse a vítima, que não quis se identificar por temer represálias. Essa parte da agressão não aparece no vídeo.

 

Poder360


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.