Tarauacá celebra 102 anos e retoma alegria após mais de dez alagações

Com a frente da prefeitura cheia de alunos, bombeiros mirins e autoridades em ato cívico e a Furiosa (Banda da Polícia Militar) tocando os parabéns, Tarauacá comemora 102 anos de idade. A cidade carrega, em 2015, um motivo a mais para celebrar. Após mais de dez alagações seguidas em menos de seis meses, os moradores continuam a juntar forças para se reerguerem.

“Hoje devemos bater palmas e fazer festa para a nossa gente, que superou esses momentos difíceis que passamos. Parabéns, Tarauacá!”, disse o prefeito Rodrigo Damasceno para o público. Para o momento da festa, o prefeito explicou que há algumas semanas foi iniciado um trabalho, de escola em escola, incentivando os alunos a celebrarem junto com a cidade.

No rosto de cada um, foi possível ver a estima e carisma que Tarauacá causa em seus cidadãos. Cada fileira de criança entoava com orgulho e na ponta da língua o hino da cidade: “Tarauacá, teus ideais, com passos firmes iremos conquistar”.

Pedro Nascimento, 33 anos, é um taraucaense que, pela primeira vez, depois de anos, retorna à cidade para as festividades. Nascido no Rio Muru, há oito anos vive em Rio Branco e se disse emocionado ao relembrar os tempos de criança: “Estava com saudade dessa festa maravilhosa. Eu sempre participava pela minha escola”.

Pedro aproveitou e trouxe a esposa Amanda Santos e os três filhos, todos de Rio Branco, do bairro Mocinha Magalhães, para conhecer a cidade em que nasceu e cresceu. “A partir de agora, todo ano eu venho”, disse, com o sorriso de ponta a ponta.

 

Secom 


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.