Ruas do Povo chega à reta final em Plácido de Castro

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) iniciou em meados do ano passado o Programa Ruas do Povo em Plácido de Castro. Foi executada quase a totalidade dos serviços de drenagem, de rede de água e de grande parte dos trabalhos de terraplanagem nas 16 ruas contratadas no município.

As obras estão concentradas em três bairros periféricos da cidade, em regiões de igapós. No inverno, os moradores sofriam com as ruas alagadas. “Aqui quem tinha carro não entrava se tivesse chovendo, e sair de casa só se fosse com sacola nos pés”, conta o morador Ronaldo Rebouças.

Para o presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, as obras desses bairros significam recuperar a dignidade das pessoas.

“Aqui os moradores estavam à mercê do poder publico, praticamente abandonados dentro de igapós. O governo está recuperando a dignidade dessas pessoas com esse grande investimento”, afirma. O gestor ainda acrescenta que o maior investimento é realizado na construção das redes de drenagem – quase três quilômetros.

“A drenagem é o segredo dessa obra, inclusive estamos fazendo adaptação nos projetos para poder concretizar um investimento maior, para garantir o escoamento dessas águas. Também vamos fazer todo o pavimento em tijolo, para ter mais durabilidade da obra”, acrescentou Magalhães, que vistoriou as obras no município.

Agência de Notícias do Acre


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.