Quinari recebe MP na Comunidade sábado



O projeto MP na Comunidade, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), será realizado na cidade de Senador Guiomard no próximo sábado (19).

Em sua sétima edição, o projeto será realizado na Escola Orlando de Souza Viana, no bairro Naire Leite. Durante todo o dia, além dos serviços que diariamente são prestados nas unidades do Ministério Público, a população receberá ainda serviços de saúde, advocacia, segurança, entre outros, por meio de instituições que participarão do evento em parceria.

Senador Guiomard, distante 24 quilômetros da capital do Estado, é a terceira cidade a receber o MP na Comunidade durante a atual gestão do procurador-geral de Justiça Oswaldo D???Albuquerque Lima Neto, que pretende levar a ação de cidadania, até 2015, a todas as cidades acreanas.

Municípios já contemplados

O projeto já passou pelas cidades de Cruzeiro do Sul e Tarauacá - sendo esta dentro das atividades da Ação Global -, além das edições em bairros de Rio Branco considerados periféricos. Na última edição, promovida no bairro Montanhês, foram 2.020 atendimentos realizados.

"Com isso, o Ministério Público se aproxima da comunidade, se tornando um mediador para que as políticas públicas sejam implementadas. Muitas situações podem ser resolvidas de forma extrajudicial, o que demanda menos tempo do que se formos utilizar o procedimento formal", destaca o procurador-geral.

Da Agência MP

Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.