Prefeitura de Acrelândia busca estratégias para atender demanda do município

Estratégias sólidas e criatividade na execução dos planos administrativos são as principais ferramentas adotadas pela gestão municipal de Acrelândia, municipio localizado á 117 km da capital acreana Rio Branco.

Na manhã de ontem, 13, o prefeito, Jonas Dales (PT), concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal O Rio Branco, onde na oportunidade pontuou todos os desafios encontrados pela sua gestão como também os avanços obtidos em prol do pequeno município que possui pouco mais de 12 mil habitantes.

Jonas Dales declarou que existe um trabalho continuo sendo realizado tanto para resolver os problemas deixados por gestões anteriores como também para atender as demandas relacionadas a diversos setores que são de fundamental importância pra o funcionamento do município como a educação, saúde pública, segurança e pavimentação das ruas e ramais.

“As nossas dificuldades são as mesmas dos outros municípios acreanos, mas  hoje em Acrelândia, existe um trabalho específico para superar os problemas deixados pelas gestões anteriores e buscar novas estratégias que auxiliem o trabalho realizado pela nova equipe responsável pela gestão municipal da cidade”, explicou o líder político .

O prefeito falou ainda sobre as estratégias que esta sendo realizada para conseguir manter a estabilidade financeira do município mesmo com todos os problemas que assolam a econômica brasileira.

“ Passamos por varias dificuldades em 2013 e 2014 e agora estamos conseguindo estabilizar e economizar os recursos financeiros para superarmos a inflação e os valores que aumentaram por conta das dificuldades econômicas do país”, explicou.

Saúde Pública

Em relação os setores que são de fundamental importância para o bom funcionamento do pequeno município o prefeito, Jonas Dales, iniciou falando sobre o trabalho voltado para a saúde pública de Acrelândia.  

“ Existe um trabalho específico voltado para esse setor e o apoio do Governo do Estado é de fundamental importância  para o sucesso e principalmente para a boa qualidade do serviço oferecido pelas nossas unidades de saúde. Hoje existem médicos em todas as unidades de atendimento e estamos implantando no nosso município o primeiro centro psicossocial  que tem o objetivo de atender um grupo específico de pacientes”, sintetizou.

Os núcleos de saúde de Acrelândia, também desenvolvem um trabalho direcionado aos portadores de doenças crônicas como diabetes, hepatites e hipertenção.

 “ Na nossa rede pública de saúde é realizado todo um trabalho de atendimento aos portadores de doenças crônicas que objetiva proporcionar para essas pessoas uma melhor qualidade de vida”, declarou o prefeito.

Educação

Acrelândia possui cinco escolas centralizadas e a gestão atual busca encontrar estratégias que contribuam com a criação de novos núcleos educacionais tanto no perímetro urbano como na zona rural do município.

“ A nossa maior dificuldade atualmente é com a educação na zona rural. Nossas escolas são centralizadas o que dificulta o trabalho, mas estamos buscando da melhor maneira possível atender esses alunos. A prefeitura disponibiliza vários ônibus e camionetes que diariamente transportam esses alunos dos ramais para as escolas”, afirmou.

Recentemente foi aprovado o Plano Municipal de Educação que vai vigorar por 10 anos. A reformulação da rede municipal de ensino também é um dos desafios da gestão do prefeito, Jonas Dales.

“ O Plano Municipal de Educação já foi aprovado e agora vamos trabalhar na reformulação da Rede Municipal de Educação. A gestão entende que a educação é uma das principais ferramentas de desenvolvimento de qualquer comunidade e graças ao apoio do governo do Estado, estamos conseguindo priorizar esse setor e buscar da melhor maneira possível melhorias significativas” relatou.

Pavimentação das ruas e ramais

Um dos grandes problemas encontrados nos municípios acreanos estão ligados aos ramais e a pavimentação urbana das ruas e avenidas. O prefeito destacou o apoio e os investimentos do Governo do Estado destinados à revitalização dos ramais e ruas de Acrelândia.

“ Esse é um ponto que a parceria com o Governo do Estado esta fazendo toda a diferença por conta de todos os investimentos destinados a esse trabalho. Hoje das 77 ruas que foram aprovadas no projeto Ruas do Povo, mais de 80% já foi concluído. O nosso município possui mais de 1000 Km de ramais e a parceria com o Governo do Estado é o que possibilita esse trabalho contínuo tanto durante a abertura dos ramais como também na manutenção periódica”, disse.

Produção rural

A produção rural de Acrelândia já foi vista como uma das principais do Estado e atualmente a gestão municipal vem desenvolvendo estratégias que auxiliem o trabalho do homem do campo pensando no avanço da economia local.

A minha avaliação é que Acrelândia continua sendo uma potencia na produção rural acreana. Hoje, existem mais de 2 milhões de pés de café cultivados pelos nossos produtores, somos o maior produtor de banana do Estado e  estamos produzindo mais de 7 mil litros de leite dia. Estamos trabalhando para aprimorar e evoluir esse trabalho que influencia diretamente na nossa economia local”, explicou.

Finalizando o prefeito falou ainda sobre a criatividade e as ações administrativas, necessária para administrar um município como Acrelândia.

“ Precisamos matar um leão por dia e o nosso trabalho é continuo e a criatividade e o alinhamento da equipe são de fundamental importância para o êxito das nossas ações. O nosso trabalho é construído um dia após o outro,  tanto para a captação dos recursos como também na execução dos projetos, mas graças a deus conseguimos formar uma equipe que entende o espírito administrativo necessário para o desenvolvimento do nosso trabalho”, detalhou.

Informações do município

A primeira cidade planejada do Acre foi elevada a categoria de município através da lei N°1025/92 de 28 de abril de 1992, criado a partir do desmembramento de partes dos municípios de Plácido de Castro e Senador Guiomard. Com o slogan de a Princesinha do Acre, Acrelândiaalcançou grande desenvolvimento agrícola e teve um aumento populacional significativo proveniente de migrações recentes oriundas do centro-sul e sul do Brasil, mas ainda é um município que está em fase de crescimento nas áreas de educação, saúde, agricultura e infraestrutura, como todo o Estado do Acre.

 Sua população é de 12 518 habitantes e sua área é de 1.575 km² (7,3 hab./km²).

Limita ao norte com o Amazonas e Rondônia, ao sul e a sudoeste com o município de Plácido de Castro, a leste com a Bolívia e a oeste com o município de Senador Guiomard.


Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.

Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.